3.17.2013

Bolo Formigueiro

E por mais que tente, o chocolate volta aos meus bolos... Desta vez, voltou aos pedacinhos, levemente, como pequenas formigas que invadiram a massa! Na verdade, não tentei tanto assim! Afinal, para mim, há poucas coisas melhores que o sabor e o aroma do chocolate.
O bolo formigueiro tem este nome graças ao efeito salpicado que o granulado lhe confere. Usei a receita do fantástico blog da Leonor Bastos, aqui, com algumas adaptações.




Ingredientes
250 g de açúcar
200 g de manteiga
240 ml de buttermilk (ver receita aqui)
70 g de coco ralado desidratado
5 ovos
250 g de farinha
2 colheres de chá de fermento
100 g de chocolate granulado


Cobertura
100 g de chocolate de culinária
3 colheres de sopa de leite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare uma forma sem buraco, untando com margarina e farinha (usei óleo em spray)
Comece separar as gemas e as claras e bater as claras em castelo bem firme e reserve. Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e adicione as gemas uma a uma. De seguida, junte o coco e o buttermilk. Junte a farinha e o fermento e, de seguida, envolva as claras em castelo, sem bater. Por fim, junte o granulado e envolva bem. Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 40m.

Retire do forno e deixe arrefecer.

Para a cobertura, leve o leite e o chocolate partido em pedaços ao micro-ondas, em potência máxima, por 1 minuto. Retire e mexa até derreter todo o chocolate. Deite em cima do bolo desenformado e frio, no centro, deixando escorrer pelas beiradas do bolo.

Bom apetite!

2 comentários: