3.24.2013

Brioche super fofo

Pois é. Traga-vos mais uma receita da Clara de  Sousa! A culpa desta constante presença pelo meu blog é da própria, que partilha na sua página do Facebook receitas infalíveis! Quando a Clara  diz que é bom, é porque é ótimo! Confesso que já experimentei algumas receitas de Brioche, mas esta foi a primeira que cumpriu a promessa feita: são, de facto, super fofos!

Eu esqueci-me de pincelar com manteiga antes de cozer, por isso, ficaram um pouco mais escuros por cima, mas deixo-vos a receita com esse passo! De qualquer forma, estão deliciosos!



Ingredientes

120ml de leite
2 pacotes 4,6g de fermento seco de padeiro
3 ovos
100g de açúcar
500g farinha de trigo sem fermento
90g de margarina amolecida
1 colher de café de sal
2 colheres de chá de fécula de batata (ou uma batata pequena cozida e bem esmagada)
manteiga ou óleo para untar q.b.

Confeção
Amorne o leite e junte o fermento para dissolver. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar. Quando ficar em espuma, junte a farinha a pouco e pouco sempre batendo a velocidade média/baixa para envolver. Adicione a mistura de leite com fermento, a margarina amolecida, o sal e a fécula de batata (ou a batata cozida bem esmagada). Continue a bater a baixa velocidade durante cerca de um minuto.

Raspe as laterais da taça para que a massa fique toda junta no fundo, unte as laterais da taça com óleo, cubra bem com película e deixe levedar para o triplo ou mais (cerca de 3 horas). 
Retire a massa levedada para uma bancada enfarinhada, dê-lhe uma amassadela à mão para retirar todo o ar e divida em 12 partes iguais.

Faça pequenas bolas com a massa, coloque-as sobre papel vegetal untado num tabuleiro, pincele a massa com margarina e polvilhe com açúcar. Deixe levedar para o dobro (cerca de 1 hora). 

Cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 a 25 minutos.

Bom apetite!

1 comentário: