2.02.2014

Fininhos de manteiga e coco - Coconut butter thins - Dorie às sextas

Já há algum tempo que não participava do desafio Dorie às Sextas! mas quando vi estas Bolachinhas com coentros em pó, fiquei cheia de vontade de as fazer! Vou desde já avisando que a massa é bastante difícil de trabalhar! Fica mole, mesmo estando no frigorífico o tempo determinado na receita e não vão ficar com umas bolachinhas uniformes e perfeitas... mas vão ter umas bolachas simplesmente deliciosas, que se derretem na boca!




Ingredientes 
240 gramas de farinha de trigo
40 gramas de amido de milho (Maizena)
1/4 colher de chá de sal
1 pitada de coentros em pó
130 gramas de açúcar
raspa de uma lima
225 gramas de manteiga à temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
50 gramas de côco ralado 
50 gramas de nozes de macadamia finamente picadas (usei amêndoa) 

Confeção 
Com um garfo ou um batedor de varas misture bem a farinha, o amido de milho, o sal e os coentros.
Se quiser (passo facultativo), misture o açúcar e a raspa de lima até que o açúcar esteja húmido e perfumado - Usei a bimby, com o açúcar e a casca da lima - 15 seg/vel 6.

Numa batedeira (usei a bimby com a borboleta), bata bem a manteiga, o açúcar e a raspa de lima em velocidade média (vel 5), durante 3 minutos ou até obter uma mistura macia. Adicione o extrato de baunilha. Reduza a velocidade da batedeira (vel 3) e acrescente a mistura de farinha, batendo apenas até que os ingredientes secos desapareçam. Adicione o coco e as amêndoas e pulse brevemente para incorporar. 

Transfira a massa para um saco de congelação ou um de plástico limpo, grande e transparente (os de congelação são bons porque têm aquele fecho). Ponha o saco numa superfície lisa, deixando o topo aberto. Estenda a massa com o rolo até obter um retângulo com pouco mais de 0,5cm de espessura. Ao estender, vá rodando o saco para que a massa se estenda dentro deste em todas as direções. Retire o máximo de ar possível, feche o saco e leve-o ao frigorífico pelo menos 2h.

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre dois tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone.
Ponha o saco de plástico numa tábua e corte-o para o abrir totalmente. Transfira a massa para a tábua e com uma régua e uma faca afiada corte-a em 32 quadrados, com 3,5-4cm de lado. Transfira-os para os tabuleiros previamente preparados, deixando 5cm entre eles. Cuidadosamente, pique cada quadrado duas vezes com um garfo, da superfície até bater no tabuleiro. (esqueci-me deste passo!)

Leve ao forno por 18-20 minutos, um tabuleiro de cada vez ou, se assar os dois ao mesmo tempo, mudando o de cima para baixo a meio da cozedura (e, seja um ou dois de cada vez, rodando-os 180º a meio do tempo). Os biscoitos vão estar muito pálidos - é normal, não é de esperar que dourem muito. Transfira-os para uma grade e deixe arrefecer à temperatura ambiente.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Manteiga, coco; N.º de porções: 32; Prato: Bolachas

7 comentários:

  1. Oi Maria João. Que delícia que devem ser estas bolachinhas. Vou levar a receita comigo :D
    Obrigada pela partilha e beijinhos da Alexandra
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu achei-as lindas e com coco e amêndoas agradam-me e muito
    bj

    ResponderEliminar
  3. Que raiva que tenho de não ter visto este desafio da Dorie... ando mesmo nas nuvens... estas bolachinhas têm um ar maravilhoso e agora bem que comia duas ou três.. :)
    Bijinhos e boa semana
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho tido uns dias complicados, não consegui participar no desafio da Dorie às sextas.
    As bolachas devem ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oh umas bolachas da Dorie e mais um desafio que me escapou:(
    Nem sempre o mais bonito é o melhor, e estas bolachas têm um ar muito fofo e a combinação de ingredientes é simplesmente uma gulodice, perfeitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olha que estão direitinhas :) Eu tenho um bocado de medo em relação a massas difíceis de trabalhar, nunca tive muito jeito para isso :P
    Bolachas que se desfazem na boca? Que delícia :)

    ResponderEliminar
  7. Uma vez mais saltei este desafio amiga, mas gostei imenso de ver estas lindas bolachinhas !
    Ficaram um encanto e com sabores invulgares para bolachas !

    Beijinhos

    ResponderEliminar