10.01.2015

Pescada e camarão com leite de coco

Quem me segue no Facebook viu que num destes fins de semana, a minha arca congeladora "morreu" e eu só dei conta com a comida toda descongelada. Houve coisas que se estragaram, obviamente... gelados, frutos vermelhos e alguns legumes. Mas a carne e peixe foram todos "salvos" com uma tarde na cozinha a cozinhar tudo para voltar então a congelar. Com os lombos de pescada e miolo de camarão, fiz este prato que resultou maravilhoso! Se quiserem, podem dobrar a receita e congelar, que foi o que fiz, porque não altera em nada o sabor e ficam com uma refeição rápida à mão para dias complicados!


Ingredientes
1 fio de azeite
sal by Necton  e pimenta q.b.
5 lombos de pescada
100g de miolo de camarão
1 cebola
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de caril
1 colher de chá de sal
1 pitada de malagueta (opcional)
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 chávena de tomate pelado
1 lata de leite de coco light

Para servir: Curgete ralada com um cortador de legumes em juliana.

Confeção 
Cortar os lombos de pescada em cubos e temperar com sal e pimenta.
Num tacho com 1 fio de azeite, refogar a cebola, o gengibre e todas as especiarias. Juntar o tomate e deixar cozinhar uns minutos. Juntar então os lombos de pescada e o miolo de camarão. Retificar de sal, juntar o leite de coco e deixar cozinhar e apurar. 

Sirva com a curgete para uma versão leve ou, como fizeram os homens cá de casa, com esparguete de caril!


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombos de pescada, miolo de camarão; N.º de Porções: 3; Prato: prato principal

11 comentários:

  1. Ja ando com saudades de esparguete de curgete mas ultimamente tem sido dificil encontrar courgetes! Com camarao nunca provei mas deve ser bem igualmente bom!

    ResponderEliminar
  2. Que prato bonito e saudável :) Adoro!!!

    ResponderEliminar
  3. É sempre uma chatice quando algum electrodoméstico avaria e então esses de conservação de alimentos muito mais.
    Ainda bem que deu para salvar alguma coisa e esse pratinho ficou com um aspecto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/dia-um-na-cozinha-e-um-bolo-de-outono.html

    ResponderEliminar
  4. Arca avariada é um caco dos trabalhos! Boa sugestão!

    ResponderEliminar
  5. eu já comia ....... nós e o caril :D

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    Eu hoje estava à espera de algo doce... mas este pratinho salgado também me agrada e muito. Gosto de pratos simples e leves, rápidos e cheios de sabor como as sugestões que partilhas.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Aninha, pois, eu sei... mas não tive mesmo tempo, com muita pena minha!
      Beijocas doces, servem!? ;)

      Eliminar
  7. que lindo prato!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Se isso me acontece à arca estou bem tramada, está tão recheada, ainda agora andamos a congelar os tomates do verão. Ainda bem que conseguiste salvar e criar ainda mais refeições!
    Eu e a pescada temos uma relação difícil, mas aqui com o camarão e esse molhinho, acho que faziamos as pazes bem feitas :) um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que chatice Mª João!! Também me aconteceu uma vez e é um prejuízo tremendo.
    Ainda bem que salvaste os ingredientes para esta refeição maravilhosa!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar