3.03.2016

Chamuças rápidas de vaca com arroz de limão

Quem me conhece sabe que eu tenho dias bastante preenchidos. É verdade que alguma das coisas que os preenchem não são "obrigações" e essas, já são tantas... É o caso do Blogue. Ocupa-me tempo, sim. E não, não é uma obrigação, não ganho a vida com ele. Porque é que o faço, então? Porque é o meu tempo e porque gosto... gosto de cozinhar (e isso faria com ou sem blogue), gosto da partilha deste meu lado que nada tem que ver com a minha atividade profissional.
Para compensar estas correrias, trago hoje umas chamuças bem rápidas, mas com todo o sabor!



Ingredientes
Para as chamuças:
1 cebola
4 dentes de alho
azeite q.b.
sal by Necton e pimenta Margão q.b.
1 colher de chá de açafrão em pó Margão
1/2 colher de chá de sementes de cominho em pó
1/2 colher de chá de canela Margão
1/2 colher de chá de pó de Garam Massala 
Vinagre de cidra Q.B.
1/2 chávena de ervilhas
400g de carne de vaca picada
algumas folhas de hortelã picadas
4 folhas de massa filo
azeite q.b. para pincelar as folhas de massa

Para o arroz:
1 chávena de arroz aromático (usei Bom Sucesso, da Orivárzea)
1 dente de alho
1 fio de azeite
sal by Necton q.b
raspa de 1 limão
1 pau de canela

Confeção
Misture a Garam Massala, os cominhos, o açafrão, a canela com o vinagre em quantidade suficiente para fazer uma pasta espessa. Reserve.

Bimby:
Coloque a cebola e o alho no copo e programe 15 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e programe 5 minutos, velocidade 2, varoma. Junte o preparado de caril e o sal e programe 5 minutos, velocidade 2, 90º. Junte a carne picada e programe mais 5 minutos, velocidade colher inversa, 100º. junte as ervilhas e programe mais
5 minutos, velocidade colher inversa, 100º. Adicione a hortelã e envolva.

Tradicional:
Num tacho largo, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Deite a pasta de caril, o sal e deixe cozinhar em fogo médio durante uns 10m. Junte a carne picada e cozinhe por uns 5 minutos. Por fim, adicione as ervilhas e cozinhe mais 5 min.
Adicione a hortelã e envolva.

Pré-aqueça o forno a 180º. Abra cada folha de filo e corte 4 tiras. Pincele com azeite. Coloque uma colher do recheio numa ponta e enrole em triângulo até terminar a tira. Proceda do mesmo modo até terminar o recheio. Coloque as chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até dourarem (cerca de 10 minutos).  

Enquanto isso, faça o arroz:
Aqueça um tacho com o azeite. Deite o alho esmagado, a raspa do limão, o pau de canela e o arroz e deixe fritar uns segundos, envolvendo bem. Acrescente 2 chávenas de água, tempere de sal e deixe cozinhar uns 10 min.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Carne de vaca picada N.º de porções: 16; Prato: entrada, petiscos

10 comentários:

  1. Há muito que o meu filho me chateia para fazer chamuças pois adora.
    Essas ficaram tão lindas.

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto maravilhoso!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Como eu adoro chamuças!! Mas tenho sempre ideia que nunca vão ficar bem e nunca arrisco! Estão perfeitas as tuas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Humm... Que bom aspecto. Ficaram fantásticas e devem ser uma delicia.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Yummy... and the rise must taste good too!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  6. Eu queria tanto, mas tanto saber fazer chamuças! Nunca me pus a fazer, verdade... vou guardar a receita e quem sabe um dia destes ?! :)

    ResponderEliminar
  7. Et voi la temos almoço para Sábado hehe adorei e tenho todos os ingredientes :D

    ResponderEliminar
  8. Pois eu sou como tu!!
    Não ganho nada com o blogue, mas gosto de cá estar e gosto de partilhar e ver comidinhas boas e inspiradoras como estas tuas chamuças que comia já umas quantas!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Excelente sugestão!
    Parabéns pelo teu cantinho!
    Tornei-me seguidora do teu blog e ficaria muito feliz que me seguisses também em http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar